Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Revolução Nerd

Depois de um período sabático, Da Minha Mente pro Mundo volta, apoiando a revolução. Acalmem-se, pois não estamos em guerra. Trata-se apenas de explorar uma condição, diria eu – inerente do ser humano – que nos leva a mergulhar profundamente no conhecimento e tirar disso, aprendizados ricos pra vida toda. É claro que tudo de acordo com o próprio interesse, estímulo, motivação blá, blá, blá. Enfim, é isso ai... revolução nerd na veia.
Mr. Aurélio nos descreve da seguinte forma a revolução: “s.f. Ato ou efeito de revolucionar ou de resolver, sublevação, rebelião, revolta, insurreição... Mudança profunda ou completa...”
Vou pegar o gancho da mudança, focando em uma transição para um estado melhor. É só lembrar da revolução industrial que marcou a transformação de formas de produção mais rusticas, artesanais de manufaturas, pra modernização por meio das máquinas.
É evidente que toda a novidade assusta, causa espanto e desconforto. Mas mudar – no sentido mais positivo da palavra – representa evoluir. Tomar consciência de uma condição melhor, desenvolver-se adquirindo competências que abrirão portas em muitos mercados, relacionamentos sociais, acadêmicos, amorosos e por ai vai. É também aceitar uma condição e por isso, antes seguir com o assunto, preciso dizer: acostume-se, pois você é um nerd.
Imagem retirada de: erepublik.com
Pode até ser que seja daquele estereótipo que usa óculos com grossas armações, várias canetas no bolso da camisa de manga curta, cabelos lambidos para o lado ou repartidos ao meio, tão inteligente que chega a ser bobo (eu era assim, mas só a parte do bobo), roupas esquisitas, sócio do clube de xadrez, matemática e ciência... 

Imagem retirada de: protocolonerd.wordpress.com
...Mas sabe, como eu disse acima: “é uma condição inerente do ser humano”.
Ser nerd, hoje e sempre, representa ser alguém que gosta de conhecer, se aventurar e se desafiar em vários segmentos. Por exemplo: tecnologia, cinema, TV, música, HQ, RPG, moda, literatura, decoração, pintura, culinária, vídeo game, treinamento, finanças, projetos sociais, podcast... Ufa! São tantos...
E ai surgem os grupos: geeks, gamers, RPGistas, fanbase... Representam aqueles que se apropriaram do conhecimento teórico e reverteram isso pra comportamentos. É a partir disso, quando passamos a agir, a executar de forma fluente certas ações, é que o aprendizado acontece. No entanto, não é necessário estar em um grupo, pertencer a uma seita ou outra coisa parecida pra ser um nerd. Como dito: você já é!
Ao nos relacionarmos com diversas formas de cultura (obrigado Sra. ministra pelo vale, mas da próxima vez, "lembre-se" dos games), estamos recebendo informações. E de posse delas, o simples ato de se aprofundar para aprender uma tarefa que irá executar no trabalho, por exemplo, já lhe coloca em uma condição nerd.
Por isso, a revolução não está em impor uma política Big Brother Nerd. Longe disso, por favor!!! Está apenas na exposição de um simples insight que brota da mente. De coisas que já fazemos desde sempre e talvez, sem consciência ou referência daquilo que realmente somos. Afinal, abster-se de algo, é também ignorar a responsabilidade sobre.
Mas... quem somos? O que estamos fazendo aqui? Pra onde iremos?
Perguntas tão simples de serem respondidas, não é? Até me arrisco a dizer que a resposta é: 42.



Bom... é isso ai galera... Vida longa e próspera!


Imagem retirada de: cachimbodebolso.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário