Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

"De grão em grão... tanto bate até que fura"

Nesta sexta-feira, Da Minha Mente pro Mundo vai tirar coisas “do arco da velha” e como se não fosse suficiente, também vai “enfiar o pé na jaca”, mas não vai deixar você “comer o pão que o diabo amassou” pra saber do que será falado. Não descobriu ainda? Então... vamos nos expressar no universo das criativas e porque não dizer, expressivas expressões populares que um dia, ousaram sair de mentes tão inventivas.

Só pra constar, “... uma expressão idiomática ou popular, é um conjunto de palavras que se caracteriza por não ser possível identificar seu significado mediante o sentido literal dos termos analisados individualmente.”

Se lembrarmos da personagem Magda do programa “Sai de Baixo”, ai é que realmente não entenderemos nada, não é mesmo?

Enfim, essas expressões estão ligadas a gírias, jargões que pertencem a grupos específicos. Ai... depende muito do meio onde você está para a compreensão tenha sentido.

É difícil dizer ao certo a origem de uma expressão popular, pois com o passar dos anos, décadas e séculos, isso acaba se perdendo. Mas independente de como tudo começou, o importante aqui é a criatividade e o significado dado ao pronunciá-las, pois por meio delas, é possível inclusive, contar uma história. Veja:

Quantos anos têm? Olha lá... “vai ficar no caritó”.

O “caritó” pode ser uma prateleira ou um quarto onde se guarda velharias e também, SOLTEIRONAS. Isso mesmo! Não casou? “Vai ficar no caritó”.
Imagem retirada de: downloadswallpapers
Geralmente quem passa por uma situação como essa, de esperar e esperar por um marido, acaba levando um tremendo “chá de cadeira”, ou seja, esperando por muito tempo.
Imagem retirada de: linguaemfocomju.blogspot.com
Sinceramente, eu acho é que a senhorita que espera tanto, não deveria ligar para opiniões e mandar “catar coquinho”. Foi isso que Moça Bonita fez ao mandar todos procurarem outra coisa pra fazer, afinal, o que há de errado em esperar um pouco mais?
Imagem retirada de: recantodacronica.blogspot.com
Entendo que tudo é uma enorme “dor de cotovelo”, quer dizer, ficam ai... com inveja da beleza de Moça Bonita que, além de linda, ainda tem o poder de decidir o que quer e quando quer.
Imagem retirada de: terra.com.br
Um dia, Moça Bonita foi apresentada por uma amiga a um Moço. Esse nem era tão bonito assim e logo ela pensou: “amiga da onça”. 
Imagem retirada de: pmstrk.mercadolivre
Sua amiga havia sito irônica, debochada diante da situação. Além de tudo, Moço tinha um terrível “bafo de onça”, um mau hálito que podia ser sentindo até quando ele estava virado pra parede.
Imagem retirada de: efecade.com.br
Felizmente, Moça Bonita foi “salva pelo gongo”. Seu Amigo de infância, a quem ela não encontrava há tempos, chegou e a salvou daquela situação.
Imagem retirada de: arcauniversal.com
A noite foi incrível! Moça Bonita e Amigo “enfiaram o pé na jaca” ou seja, cometeram alguns excessos com as bebidas e ai...
Imagem retirada de: magiadofarol-cecilia.blogspot.com
Mas para Moça Bonita estava tudo bem, afinal, Amigo era “boa pinta”, moço bonito e elegante. Não demorou muito até planejarem o noivado e se casarem. 

Imagem retirada de: espacodevida.org.br
Todos “tiraram o chapéu” para Moça Bonita. Um fato extraordinário e digno de belas lembranças que encerraram de vez, essa coisa de “vai ficar no caritó”.

Imagem retirada de: commons.wikimedia.org
Agora falem o que quiserem, pois “Inês é morta”, disse Moça Bonita.

Imagem retirada de: linguasdobrasil.blogspot.com
É incrível a originalidade dessas expressões. Reinventam a forma como nos comunicamos  sem perder o sentido daquilo que queremos falar.
Ideias executadas por meio da fala, de forma muito divertida e "enraizadas" em nossa cultura.
Imagem retirada de: aulasdebotanica.blogspot
Fontes: significados.com.br / wikipédia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário