Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

.REC - Você está preparado?

Sim! É isto mesmo... você está preparado? Da Minha Mente pro Mundo quer saber: o quanto você seria forte emocionalmente para manter-se de pé, salvar a sua própria vida, registrando friamente todos os acontecimentos ao ficar preso em um prédio onde, quase todas as pessoas estão infectadas por um misterioso e mortal vírus?

Filme espanhol, .REC... 
Imagem retirada de: wikipedia.org
...conta como roteiristas: Luiso Berdejo, Jume Balagueró e Paco Plaza e, direção destes dois últimos. A franquia possui mais 3 sequencias sendo que, a última, com lançamento previsto para o final deste ano.
Imagem retirada de: abcguionistas.com
Imagem retirada de: klownsasesinos.com
Imagem retirada de: wikipedia.org
Na história, uma repórter de televisão e seu cinegrafista... 
Imagem retirada de: fak-tvojfilm.net-3
...seguem um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona, enquanto fazem um plantão noturno para um programa local. Ao receberem um chamado, o grupo vai até um condomínio para salvar uma senhora que está “presa” em seu apartamento, gritando e assustando a todos. O que eles não podiam esperar, era uma mulher passando por um surto de raiva e...
Imagem retirada de: insaciavelmente-faminto.blogspot.com
...atacando a mordidas, o policial que acompanhava o grupo. Paralelo a isso, o prédio é interditado como medida de segurança para impedir que esta estranha doença não se espalhe. Então, a equipe de filmagens registra todos os acontecimentos tensos e violentos ocorridos naquele ambiente.
Imagem retirada de: cinetopfive.wordpress.com
Imagem retirada de: filmes-de-terror.com
Bom, agora deixando de lado as devidas apresentações e se concentrando no que as mentes destes três trouxeram pro mundo, preciso dizer: QUE OBRA FODÁSTICA... PORRETA!!!
Quem assistiu ou assistirá, irá dizer: “Poxa... mas este estilo de filmagem eu já vi na Bruxa de Blair”. Porém, existe um contexto importante, um olhar para o todo e não apenas isolando as partes. Isto precisa ser observado.
A história trata de um “apocalipse zumbi” que obviamente, já temos muitas e muitas referências, no entanto, a “simplicidade” – eu diria – de como os fatos começam a acontecer impressionam.
É como se você estivesse dormindo na sala de sua casa e sem mais nem menos, uma turbina de avião caísse nela (Darko? Quem? rsrs). É o fato de ser surpreendido, saindo de uma esfera conhecida em que gases tóxicos contaminam as pessoas, com os mortos voltando de suas tumbas.
Tudo isto é tratado como uma doença, algo muito real que pode acontecer a qualquer hora. Como um gripe, que pegamos por ai. A referência da raiva e de uma provável mutação (ops... spoiler), são a prova disso. Embora esteja erradicada aqui no Brasil, é uma doença que, caso contraída, nos permite "assinar" nossa sentença de morte.
Imagem retirada de: cinelog.com.br
Há realidade na forma como tudo é filmado. A trama, como dito anteriormente, é simples e os apagões repentinos da câmera que registra tudo, dão um clima de extrema tensão aumentando consideravelmente a qualidade dos sustos.
Imagem retirada de: movingpictures.blogs.sapo.pt
Eu fiquei tão envolvendo que por alguns minutos, que acreditei que isto poderia ser real. Diferentemente de “Quarentena”, uma adaptação do Tio Sam a esta fantástica obra.
Percebi que há um “terror social” – vou chamar assim. Fui levado a me questionar das seguintes maneiras: “Como eu lidaria em uma situação dessas?”. “De que forma eu me comportaria com grupos de pessoas desconhecidas, vivendo em uma sociedade desfeita, sem regras e aberta a todos aqueles que querem comandar?
The Walking Dead explora bem isso, ainda que de uma forma “noveleira”. No entanto, este turbilhão de informações chegou de uma vez a minha mente assistindo a este filme.
Não é o fato de haver cura ou não, mas no que nos transformaremos dali pra frente? Como lidaríamos com o novo e transformaríamos isto em algo para o bem ou, para o mal.
Você está preparado?
Simplicidade também pode ser fruto de boas ideias executadas, ainda que muitas, sejam perturbadoras.

Fonte:
pt.wikipedia.org
imdb.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário