Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Meus amigos: Souza, Betinho & Lobato, Monteiro

Hoje, Da Minha Mente pro Mundo fala de alguns dias especiais destacados em nosso Brasil e no mundo e também, de como esses dias se conectam a realizações importantes de duas grandes figuras.

Quinta-feira: Dia do Amigo.
O que se sabe é que essa data é comemorada várias vezes, mas o dia mais popular é amanhã, 18/04.
Nesta mesma data também se celebra o dia de José Bento Renato Monteiro Lobato ou, simplesmente... Monteiro Lobato.
Voltando mais um dia, ou seja, hoje... dia 17/04, é destacado o Dia Mundial do Hemofílico.
Mas como todas essas informações se juntam?
Bom... vamos lá!
Quando penso em hemofilia, não há como não se lembrar de um primeiro amigo: Herbert José de Souza, o Betinho.
Imagem retirada de: inesc.org.br
Sociólogo e ativista no Brasil pelos direitos humanos, herdou de sua mãe a hemofilia. Bem-humorado dizia: “Eu nasci para o desastre, porém com sorte”.
Dentre seus inúmeros trabalhos está o projeto: Ação Cidadania contra a Fome, Miséria e pela Vida:
Esta ideia executada a partir do ano de 93, tinha como objetivo a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca por soluções para as questões da fome e da miséria. Desde esse período, trabalha-se para estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais.
Sempre que penso nesses caminhos percorridos por Betinho e por aqueles que continuam o seu trabalho, imagino um universo incontável de crianças que tiveram neste projeto, uma nova chance e que, magicamente, puderam encontrar dentre muitas ações, a cultura da leitura e assim, mergulhados em histórias e mais histórias, imaginarem soluções perfeitas para os seus problemas e quem sabe, os do mundo.
Neste contexto, entra um segundo amigo: Lobato... Monteiro Lobato.
Imagem retirada de: blogs.estadão.com.br
Foi um desbravador da literatura infantil brasileira e criador dos livros infantis "Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo", além dos seus personagens inesquecíveis como: Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Tia Anastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, Rabicó e Quindim.
Me lembro de quando eu era criança e assistia o Sitio na TV com minha irmã e primos. A sensação era de que tudo naquele mundo de fantasia poderia acontecer e isto, me inspirava a reinventar aquelas histórias. Dos livros para TV, a literatura nos proporcionava imaginar, destruindo muitas vezes conceitos pré-estabelecidos e construindo coisas coerentes com nossa realidade, idade e tamanho.
Da mente deste incrível escritor e aqui, deixo de lado qualquer polêmica, pois este não é o foco, transita o estimulo para a mente das crianças que por meio do imaginário, se apropriam dos conhecimentos e os levam consigo durante o crescimento para quem sabe, transformá-los em ações de mudanças e melhorias em suas vidas e na das pessoas.
Respondendo a pergunta... é assim que as coisas se juntam. Começam por estímulos, ideias que nos motivam e que resultam em ações apropriadas e significativas para a vida de um, de outro e mais outro... e assim vai!
Seguindo a lógica deste post, foram do universo que envolve uma vida com o mínimo de dignidade para a fantasia dos livros, que alimentam nossa alma e transformam nosso mundo. Universos vindos de mentes influenciadoras e transformadoras.
Por isso lhes pergunto: qual é o seu universo e o que faz dentro e fora dele?

Fontes: 
calendarr.com/Brasil
wikipédia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário