Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Fantástica Arte Fantástica


Da Minha Mente pro Mundo vai para a terra do imaginário. Celebra a fantasia, imaginação, o mundo dos sonhos, o grotesco. Mergulha no simbolismo de obras diabólicas, satíricas, pecadoras, moralizantes que relevam ao mundo, diferentes estilos e formas de pensamento, executados por meio de enigmáticas peças envolvidas no universo da Arte Fantástica.

Ela representa um gênero de arte a ser analisada da seguinte forma: 
-realista, onde a gama de representações e elementos simbolizam uma ideia. 
-filosófica e simbólica, neste ponto, a obra ganha uma linguagem carregada de simbolismos e enigmáticas variações de compreensão.

De acordo com a história, o primeiro artista fantástico foi Jeroen Van Aeken, conhecido pelo pseudônimo de Hieronymus Bosh.

Imagem retirada de: pt.wikipedia.org
Parte de suas obras retratam cenas de pecado e tentação, utilizando figuras complexas, imaginativas e caricaturais que simbolizam tais ações.
O carro de feno
Imagem retirada de: falariogrande.com.br
Uma crítica à vida europeia no período de transição de valores medievais, tão tradicionais e arcaicos, para valores modernos e humanistas. Neste contexto, todos lutam para obter o feno, uma moeda de troca. Até mesmo a nobreza e o clero, representando a hipocrisia inerente ao ser humano.
O jardim das delícias terrenas
Imagem retirada de: kavorka.wordpress.com
Descreve a história do mundo a partir da criação, mostrando o paraíso e o inferno. Prazeres carnais com pessoas vivendo sem culpa e sem repreensão. Expõe símbolos e atividades sexuais com muita vividez. Ressalta a liberdade de um lado, mas o preço pago por ela do outro. Uma vida entre o bem e o mal, uma vida de utopia e distopia.

A Fantasia complementa a arte e tem sido assim desde seus primórdios. Foi importante no maneirismo, arte romântica, simbolismo e surrealismo, definindo outros artistas como Fantásticos. Dentre eles estão:

Pieter Brueghel
Imagem retirada de: pt.wikipedia.org
A luta entre o carnaval e a quaresma
Imagem retirada de: wikipaintings.org
Retrata um festival realizado ao sul da Holanda (terra boa) com eterna luta entre o desregramento e a penitência.
Giuseppe Arcimboldo
Imagem retirada de: giuseppe-arcimboldo.org
Vertumno
Imagem retirada de: commons.wikimedia.org
Divindade entrusca também adorada como divindade romana. Deus dos jardins e dos pomares. Envelhece e rejuvenesce ao ritmo das estações.
Salvador Dalí
Imagem retirada de: pt.wikipedia.org
Relógios fundidos
Imagem retirada de: wp.clicrbs.com.br
Mostra o trabalho sendo marcado pelo tempo que aqui, é simbolicamente representado pelo relógio. Ressalta a rigidez deste momento de produção braçal, tento formigas como parte do cenário. Elas devoram o tempo e trabalham mais e mais, sob uma condição onde não há percepção sobre o valor de suas ações.
Obviamente não me aprofundei na vida e obra desses magníficos artistas e outros que também integram a Arte Fantástica, mas deixo para vocês esta curiosidade e a fantasia de imaginar e pesquisar mais.
Le Fantastique é um mundo que se abre em nossas mentes. Ideias borbulhantes retratadas por pinturas que oferecem uma viagem a universos imaginários e tão paradoxais, com valores que rompem as barreiras dos séculos.

Fonte:
pt.wikipedia.org

Importante: a partir da próxima semana, Da Minha Mente pro Mundo concentrará seus posts somente as quartas-feiras. Acompanhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário