Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Dia da Toalha está chegando

Da Minha Mente pro Mundo celebra o “Dia da Toalha”. Da mente dos fãs de um dos mais incríveis, fantásticos, intergalácticos e “Tudo Mais” escritores de todos os tempos, Douglas Adams, veio pro mundo a ideia do" Dia da Toalha". Um dos itens de maior utilidade e praticidade para um mochileiro interestelar. É claro, não podemos esquecer do seu valor psicológico e de toda a segurança proporcionada por este acessório aparentemente simples, mas de extrema profundidade emocional.

Douglas Adams: escritor e comediante.

Imagem retirada de: pt.wikipedia.org
Foi um dos escritores da série Monty Phyton. Em 77, iniciou seu trabalho na rádio BBC 4 junto com Simon Brett produzindo um programa humorístico sobre ficção científica. Começava ali seu grande legado: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Como toda obra é carregada de projeções e experiências de quem as cria, ser um “mochileiro” recebe influências fortes do período em que Adamsmochilou” por toda e Europa durante boa parte dos anos 70.

O Guia do Mochileiro das Galáxias tornou-se uma série de ficção adaptada para os livros e cinema. Nos brinda com as aventuras espaciais de Arthur Dent e seu grande amigo Ford Prefect, um alienígena que vivia no planeta Terra disfarçado de ator desempregado, no entanto, realizando pesquisas de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário!

Imagem retirada de: magielumiere.wordpress.com
A magia desta obra bem-humorada, nos mostra como somos seres limitados, acreditando que nossa lógica é a verdade absoluta. E quando expostos a situações extremas, que requerem flexibilidade, agilidade e o famoso “pensar fora da caixa”, buscamos nos apoiar no cotidiano, nas pequenas coisas para fundamentar nossas ações. O grande problema é que talvez, esta rotina já não exista mais... e ai? Transcender às esferas galácticas seria a melhor solução? O que encontraríamos? Transformaríamos a novidade no “mais do mesmo”?

Fantasticamente, Adams utiliza um símbolo que retrata a dinâmica e características da personalidade de um mochileiro interestelar: a toalha.

“Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”.
Adams faleceu em 11 de maio de 2001 aos 49 anos, vítima de um ataque cardíaco. Seus fãs buscaram uma forma engraçada para homenagear esta pessoa responsável por muitos risos e choros em todo o mundo. Como em sua obra, ele dedicou uma página inteira falando sobre a toalha, decidiu-se que este seria o tema.
O dia 25 de maio de 2001 foi quando aconteceu a primeira homenagem. Posteriormente, pensaram na possibilidade de alterar a data para 42 dias após seu falecimento, pois outro detalhe em sua obra, afirma que: “a resposta fundamental da vida, o universo e tudo mais, é 42”. No final, a data inicial permaneceu e todo o dia 25 de maio, se comemora o “Dia da Tolha”. Fãs do mundo inteiro carregam com eles uma toalha durante todo o dia.

Esta data também é conhecida como: Dia do Orgulho Nerd, por ter acontecido em 77, a première do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Nesta data se reclamarem que sua toalha está atrapalhando pessoas no metrô, se um cachorro mordê-la e arrastá-la pela rua ou, se todos te olharem de forma esquisita, como se você fosse um alienígena, não se preocupe! Uma das regras fundamentas de um mochileiro é: “Não entre em pânico”.

Imagem retirada de: youpix.com.br
Vocês também podem participar do Dia da Toalha no Jovem Nerd. Acompanhem ai:


Don’t Panic.

Fonte:
pt.wikipedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário