Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

As praças são nossas

A praça é sua... a praça é nossa”. Um bordão que atualmente faz mais sentido do que nunca. Por isso, Da Minha Mente pro Mundo levando em consideração todo um processo de revitalização das praças de São Paulo, ganhando diferentes públicos que não apenas os simpáticos senhorezinhos que se sentam ali para jogar dominó e alimentar os pombos, destaca algumas delas de acordo com a região e também, o que poderá ser encontrado por lá para que o seu lazer seja proveitoso. Quem sabe alguém sente ao seu lado no banco da praça e conte alguma piada? Nunca se sabe.

Centro
Depois da reforma, a Praça Franklin Roosevelt (Praça Roosevelt para os íntimos),
Imagem retirada de: skyscrapercity.com
Imagem retirada de: fotografia.folha.uol.com.br
localizada nas encostas da Rua da Consolação, passou a dar um show com seu espaço inteiramente reestruturado e com novos valores para os seus frequentadores e moradores.
Ganhou 200 árvores, ambientes diferenciados com pisos ecológicos decorados com flores diversas, iluminação especial e um único e exclusivo cachorródromo. Uma área verde para os queridos pets com bebedouros exclusivos para que eles saciem a sede.
A segurança não ficou de lado. Para garantir a paz no recinto, duas guaritas da Polícia Militar e outra da Guarda Civil foram instaladas.
Com tantas mudanças e percebendo vantagens de passar um período do dia por lá, não foi à toa que o lugar conseguiu manter o seu público antigo e atrair novas pessoas. A galera do skate, por exemplo, vivem por ali praticando e dando show com suas manobras pelos vários obstáculos encontrados pela praça.
É imprescindível falar de outras atrações que cercam o lugar. Barzinhos e restaurantes diversos para matar a fome, sede e botar em dia aquele bate papo com os brothers. Mas se o foco for outro tipo de programação, os teatros não deixam a desejar. Em horários alternativos muitas vezes, você poderá curtir a magia das inúmeras peças exibidas frequentando lugares como:
-Teatro Studio Helena Guariba (antigo Studio 184);
-Espaço Parlapatões;
-Satyros;
-Teatro Cultura Artística;
-Teatro do Ator;
-Miniteatro.
Outras praças da região:
-Praça Dom José Gaspar (República);
-Praça Rotary (Vl. Buarque);
-Praça Dom Orione (Bela Vista);
-Praça Olavo Bilac (Pq. Císper);
-Praça da Liberdade (Liberdade)>

Zona Leste
Se a intenção é se exercitar, vá até a Praça Miguel Ramos de Moura, no Jardim Imperador
Imagem retirada de: folha.uol.com.br
Lá, irá dar cara com três áreas equipadas com aparelhos de ginástica. Mas não fica só nisso não... como o objetivo é cuidar um pouco mais da saúde, também é possível caminhar e correr. Vale lembrar que é sempre bom consultar um médico antes, e fazer o bom e velho check-up para não correr riscos, afinal, “esportistas de final de semana, nem sempre estão preparados para séries muito longas de exercícios.
Se quiser bater uma bolinha, seja no futebol, vôlei ou basquete, há uma quadra poliesportiva pra complementar o seu dia.
E neste espaço as crianças também participam, afinal, o local disponibiliza um playground pra molecada se divertir.
Outras praças da região:
-Praça Catas Altas (Jd. Paraguaçu);
-Praça Erva de Passarinho (Jd. Cruzeiro do Sul);
-Praça Professor Mário Bulcão (Vl. Califórnia);
-Praça José Ênio da Silveira (Jd. Sta. Maria).

Zona Oeste
A Praça Benedito Calixto que fica no bairro de Pinheiros,
Imagem retirada de: agendadasemana.wordpress.com
Imagem retirada de: lugarzinho.com
Imagem retirada de: culturadamodasp.blogspot.com
é conhecida pela sua valiosa e bela feira de antiguidades e artesanatos, uma das melhores Brasil. Este evento acontece todos os sábados das 9h às 19h e destaca pro público que chega por lá, mais de 300 expositores com suas peças pra lá de nostálgicas.
Obras de arte, brinquedos, roupas, discos de vinil, móveis, moedas, óculos, são apenas algumas das muitas coisas a serem encontradas.
E se ficar com fome, não tem problema, pois o lugar possui uma praça de alimentação que oferece muita coisa gostosa. Bolinho de bacalhau, acarajé, pastel, caldo de cana, o famoso “buraco quente”, entre outras coisas. Pra agraciar aqueles que comem por lá, alguns músicos brindam o público com o tradicional “chorinho”.
Agora... se você não quiser comprar por ali ou não comer no miolo da praça, a variedade de lojas, centros culturais e restaurantes ao redor é bastante grande. Veja algumas opções:
Gastronomia
-D. Lyra;
-Sushi Yá;
www.restaurantesushiyacom.br
-Consulado Mineiro.
www.consuladomineira.com.br
Cultura
-Espaço Cultural Alberico Rodrigues.
www.lbericorodrigues.com.br
Compras
-Feira de Artesanato Qualquer coisa.
www.qqcoisa.com.br
Se quiser conferir com mais detalhes, vasculhe o site:  www.pracabeneditocalixto.com.br
Outras praças da região:
-Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiros ou Pôr do Sol (Alto de Pinheiros);
-Praça François Belanger (Sumarezinho);
-Praça Horácio Sabino (Pinheiros);
-Praça José Carlos Burle (Vl. Madalena);
-Praça Rafael Sapienza (Jd. das Bandeiras);
-Praça Valdir Azevedo (Vl. Ida).

Zona Norte
Tribos, concreto, shape, esporte e diversão. São essas algumas das características da Praça General Milton Tavares de Souza, no Parque novo Mundo
Imagem retirada de: cemporcentoskate.uol.com.br
Pra quem não anda de skate, a quadra poliesportiva pode ser a solução. Jogar uma partida de basquete curtindo um belo dia de sol é uma boa pedida.
Além disso, os pais que incentivam os filhos na prática de esportes, tem espaço também no lugar. Dá pra acompanhar, por exemplo, os primeiros passos dos pequenos sobre o skate
Outra opção pra criançada, são os brinquedos de madeira disponíveis.
Opções pra se divertir não faltam, além da curtição e interação com pessoas e grupos diferentes.
Outras praças da região:
-Praça Antônio Zunkeller Leite (Água Fria);
-Praça Novais Morelli (Jd. França);
-Praça Novo Mundo (Pq. Novo Mundo);
-Praça Santa Luíza de Marillac (Jd. Guança);
-Praça Tente-Brigadeiro Roberto Faria Lima (Pq. Novo Mundo).

Zona Sul
Na Praça João Rodrigues, no Jardim da Saúde
Imagem retirada de: plus.google.com
Imagem retirada de: prefeitura.sp.gov.br
você encontrará muito do que falamos até aqui: equipamentos de ginástica, brinquedos pra criançada e um bom espaço para caminhar e correr. Mas além disso, os vovôs e vovós encontrarão por lá a ATI – Academia Terceira Idade. Um lugar perfeito para praticar exercícios recebendo todo um apoio e atenção especial.
Outro “pulo do gato” é a Biblioteca Amadeu Amaral. Ela possui um acervo de aproximadamente 25 mil itens entre: livros, revistas, atlas e multimídias. Pra pegar emprestado, é só levar o RG e comprovante de residência. Há também uma programação bacana que reforça o conteúdo oferecido pelo lugar. Palestras, shows, workshops, storytelling, dentre outras, proporcionam aos público da praça muito lazer e entretenimento.
Biblioteca Amadeu Amaral
Outras praças da região:
-Praça General Enéias Martins Nogue (Brooklin Paulista);
-Praça Olga Bulgarelli D’ Áuria (Cambuci);
-Praça Whitaker Penteado (Vl. Guarani);
-Praça Pereira Coutinho (Vl. Nova Conceição).

Ao todo, a prefeitura estima um número de 5 mil praças distribuídas pela grande SAMPA. Muitas oferecem algum tipo de opção para cuidar da saúde, brincar, jogar, etc. Outras, são apenas espaços verdes cercadas de carros, poluição e barulho por todos os lados.
Enfim, a mesma praça, o mesmo banco, mas diferentes opções para relaxar, comer, comprar e se divertir. E se o tamanho for problema, os parques também são excelentes lugares. Pesquise e veja a melhor opção.

Fontes:
folhauol.com.br
cidadedesaopaulo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário